Figuras ilustres

Braz Fernandes Ribas

Vista de Santa Rita do SapucaíBraz Fernandes Ribas nasceu em 1776 na Paróquia de São Lourenço de Paranhos e foi casado com Floriana Maria da Conceição, que lhe deu três filhos: José Bento, Ana Victória e Roque Francisco. 

Chegou ao Brasil, embarcado da cidade do Porto, solteiro e com 34 anos, no dia 3 de Novembro de 1809. Segundo o registo, este negociante português tinha como destino a província de Minas Gerais, em cujo território seria fundada Santa Rita do Sapucaí.

Em 1818, o governo de D. João VI concedeu-lhe a carta de sesmaria. A família de Braz estabeleceu-se, então, na Fazenda Água Limpa do Vintém, ao sul da província de Minas Gerais. Cinco anos depois, a Igreja autorizou a instalação de uma pia batismal doméstica nessa fazenda, onde se prestaram os primeiros serviços religiosos da futura Paróquia Santa Rita de Cássia, hoje município de Santa Rita do Sapucaí, Estado de Minas Gerais, Brasil.

A carta de sesmaria e a autorização da pia batismal são documentos que conferem a Braz o título de cofundador de Santa Rita do Sapucaí.

Ler aqui artigo sobre Braz Fernandes Ribas, da autoria do seu penta-neto Jonas Costa, cidadão de Santa Rita do Sapucaí, publicado no jornal santa-ritense "Empório de Notícias", na edição de dezembro de 2015.

 

Santa Rita do Sapucaí é um pequeno município de quase 40 mil habitantes conhecido como "Vale da Electrónica" ou "Vale do Silício Brasileiro". Recebeu essas alcunhas por sediar a primeira escola técnica de electrónica de nível médio da América Latina, além de concentrar mais de 100 empresas ligadas à electrónica, à informática e às telecomunicações. É terra do ex-presidente da República Federativa do Brasil Delfim Moreira (que nasceu num município vizinho, mas que se radicou Santa Rita), do futebolista aposentado Roque Júnior (titular da selecção campeã da Copa do Mundo de 2002) e do magistrado José Francisco Rezek (ex-integrante da Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia)."