O que comer

A tradição do Minho é a de bem comer e Caldelas tem a felicidade de ter estabelecimentos de restauração que primam por essa tradição minhota. Cada estabelecimento com as suas especialidades e especificidades, mas Caldelas é uma terra onde realmente é fácil comer bem. Cabrito, Lampreia, Vitela, Porco, Bacalhau, Peixe fresco e Mariscos e outras especialidades aparecem naturalmente, condicionados à época, e nas mais variadas combinações gastronómicas, nas listas dos estabelecimentos de restauração de Caldelas, sempre com o denominador comum da qualidade e requinte no produto gastronómico oferecido.

Deixámos aqui algumas especialidades locais, para serem experimentadas e degustadas aquando de uma visita, que esperamos seja em breve.

1.) Papas de Sarrabulho e Rojões à moda do Minho

rojoes 5As Papas de Sarrabulho, confecionadas apenas no Inverno, por altura da matança do porco, são servidas como sopa, acompanhadas por Rojões à moda do Minho, que respeitando o receituário, fazem desta especialidade um “ex-libris” da gastronomia tradicional minhota. Um conjunto forte, ideal para os dias de frio do Inverno, sempre acompanhados pelo Verde Tinto, reconfortam o corpo e aquecem a alma.

Especialidade servida com extrema qualidade na totalidade dos restaurantes de Caldelas.

 

 

 

Papas de Sarrabulho – Preparação típica

Cozer a carne de vaca, galinha velha, osso da suã, presunto e cravinhos, uma cenoura pequena, cebola (pequena), louro, salsa e sal. Depois, retirar as carnes e desfiá-las. Logo que possa, coar o caldo e juntar pão de trigo cortado à mão, em pedacinhos. Mexer bem até ficar com a consistência de sopa forte. Juntar sangue de porco cozido, esfarelado previamente num “passe-vite” e temperar com cominhos, sumo de limão e pimenta. As quantidades ficam ao critério de cada um, uma vez que nem todo o pão é igual. Deve ficar um caldo consistente e saboroso.

Rojões à Moda do Minho – Preparação típica

Os “rojões” são pedaços de carne de porco sem osso, mas com alguma gordura (por exemplo, da perna). Para esta preparação, os rojões são marinados de uma dia para o outro numa mistura de vinho verde, alho, sal, pimenta, louro e colorau. A carne é alourada em banha e misturada com a marinada, deixando-se estufar em lume brando. No fim, junta-se sangue de porco cozido e cortado em fatias finas e deixa-se apurar.

Separadamente, fritam-se tripas enfarinhadas e pedaços de fígado de porco. Alouram-se igualmente batatas novas e castanhas, depois de temperadas. Há ainda a juntar os Bolachos (também conhecidos noutras regiões minhotas por beloura, farinhato, pilouco ou bica), que são uma espécie de pão de forma cilíndrica, feito com uma mistura de farinhas de trigo, de milho e centeio, amassadas com sangue de porco, fermento de padeiro, caldo de carne (por exemplo, o que foi utilizado para cozer a carne para sarrabulho) e temperado com pimento e cominhos, que depois de fritos ou cozidos, são servidos fatiados, com a forma de “bolachas”. Juntam-se todos estes ingredientes já cozinhados, salpicam-se com cominho e servem-se com pedaços de limão e salsa picada.

 

2.) Bacalhau

rsz churrasqueira bacalhauDiz-se que existem mil maneiras diferentes de cozinhar Bacalhau e na restauração de Caldelas os pratos de Bacalhau sempre tiveram grande distinção e tradição. Resultado disto são as verdadeiras obras-primasque ainda hoje se produzem com Bacalhau nos restaurantes de Caldelas.

Por exemplo, o Restaurante Churrasqueira de Caldelas, tem mais de 40 anos de tradição no bem servir, nomeadamente o bacalhau, nas suas mais variadas combinações, sendo o bacalhau uma verdadeira bandeira desta casa. Alguns poderão dizer que o bacalhau está ultrapassado, démodé perante outras ofertas gastronómicos actuais, mas facto é, que nada é mais reconfortante do que um bom prato de bacalhau, elaborado com “matéria-prima” de primeira qualidade, e o Restaurante Churrasqueira de Caldelas dá a garantia de lá o encontrar.

Outro exemplo, é o do Restaurante O Afonso, casa pequena em termos de espaço, mas grande em valor gastronómico e qualidade. Com uma cozinha tipicamente  "caseira", honesta e saborosa, nas mãos da D. Emília, no Restaurante O Afonso temos a garantia de uma excelente refeição, nomeadamente apostando nos ex-libris da casa, como são os seus Bacalhau à Grill ou Bacalhau à Zé do Pipo, feitos com aquele singelo toque especial da sua cozinheira, que consegue transformar uma banalidade, numa experiência única.

Bacalhau de Cebolada – Preparação típica

1 – Descasque as batatas, corte às rodelas e frite à parte. Entretanto descasque e corte às rodelas alhos e cebolas, junte duas folhas de louro e leve a refogar em azeite. 2 – Junte o Bacalhau com a pele virada para cima e tempere a gosto. Tape o tacho e deixe cozer em lume brando durante 10 a 15 minutos. Caso seja necessário junte um pouco de água. 3– Corte o pimento em tiras e ponha-o nesse tacho, deixando cozer mais 5 minutos. 4 – Retire o Bacalhau, vire-o e salpique-o com o vinagre. Decore com salsa picada e azeitonas e sirva-o com a cebola, os pimentos e a batata às rodelas.

 

3.) Filetes de pescada

rsz filetes correiaSendo, tal como já referido, um denominador comum aos estabelecimentos de restauração de Caldelas a aposta em pratos com peixe fresco, que recebem diariamente, salientamos pela simplicidade e extrema qualidade, e pela fama já adquirida, os Filetes de Pescada do Restaurante Correia – Estrela do Minho, que conseguem vez sem conta transformar um prato “banal”, pela extrema qualidade e frescura da matéria-prima – a Pescada do Atlântico Norte - numa experiência única e de prazer intenso. Estes filetes acompanhados a prazer pelo cliente, com respeitáveis puré, batata frita, arroz branco, arroz malandro de tomate, ou salada, dispensam pela sua qualidade qualquer acompanhamento, afirmando-se este grande prato pela sua simplicidade. Uma vez experimentados, não são fáceis de esquecer, nem de resistir a uma nova degustação.

Filetes de pescada – Preparação típica

1 -Tempere os filetes com o sumo do limão, o alho picado, sal, pimenta e um pouco de leite. Deixe-os repousar nesta marinada durante umas horas. 2 - Depois passe-os por farinha, ovo batido, e frite-os em óleo bem quente. 3 - Escorra sobre papel absorvente. 4 - Sirva com arroz de tomate e salada.

 

4.) Fidalguinhos de Caldelas

rsz fidalguinhos de caldelasÉ interessante como esta singela mistura de ovos, açúcar, farinha, raspa de casca de limão e manteiga, combinados numa receita com mais de 100 anos, produzem um doce tão nobre, viciante, de sabor intenso, óptimo para acompanhar com chá ou para comer sozinho. Os Fidalguinhos de Caldelas, distinguem-se dos demais pelo diferenciador sabor do seu ingrediente principal - o limão – que os beneficiam com a sua inigualável qualidade e aroma, tão característico dos citrinos locais.

Fidalguinhos de Caldelas - Preparação típica

Peneira-se a farinha com o açúcar e juntam-se os ovos, a manteiga e a raspa da casca de limão e amassa-se tudo muito bem. Deixa-se descansar a massa durante cerca de meia hora. Com pedacinhos de massa moldam-se uns rolinhos que se dobram ao meio e se torcem dando-lhes a sua forma característica. Colocam-se num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e vão ao forno quente até ficarem douradinhos.