O que visitar

Parque das Termas e Complexo Termaltermas1final.jpg

A estância termal de Caldelas é considerada uma das mais prestigiadas termas de Portugal.

Surgiram nos finais do primeiro quartel do séc. XX. As águas minero-medicinais localizam-se na encosta do Monte de S. Pedro Fins, junto ao leito do Alvito, brotando ao longo de um filão de granito porfiróide, em múltiplas nascentes espremidas, através de sucessivas diáclases.

As indicações terapêuticas destas termas vocacionam-se, principalmente, para o aparelho digestivo, reumatismo, aparelho respiratório e para algumas dermatoses crónicas.

Independentemente das suas indicações terapêuticas específicas, a frequência da estância termal traz benefícios gerais, através de um repouso-activo, alimentação saudável e balneoterapia relaxante.

Modernizadas, estas termas dão hoje resposta às novas tendências do mercado em matéria de saúde e bem-estar.

Site: http://www.termasdecaldelas.pt/

Latitude: N 41.66789º

Longitude: W 8.37015º

 

Piscina Municipal de Caldelas

Piscina Caldelas

Após ter sido requalificada recentemente, com obras de requalificação que contemplaram a substituição do relvado, a pintura de toda a piscina e o melhoramento dos vestiários e passeios, instalação de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias, bem como foi aperfeiçoado o sistema de filtragem de água e drenagem de águas pluviais, a Pisicina de Caldelas é um equipamento turístico de altíssima qualidade, pronto a proporcionar momentos de lazer inesquecíveis.

Avenida Afonso Manuel Pereira de Azevedo - Caldelas

Época -Balnear: 15 Junho a 15 Setembro

Horário: De Terça a Domingo das 10h00 - 19h00

Latitude: N 41.66878º

Longitude: W 8.36826º

 

Monte São Pedro Fins

IMG 5256

O Monte de São Pedro Fins tem para lá da pureza e calma do local, umas vistas impressionantes e dos trilhos excepcionais para a realização de caminhadas, tem também uma potencialidade enorme para a prática de desportos  radicais, como o parapente, o downhill ou o ciclismo de montanha.

 

 

 

 

 

 

Percurso pedestre do Alvito

IMG_5307.jpg

O percurso pedestre ao longo das margens do Ribeiro do Alvito desenvolve-se desde a Torre até ao parque das Termas de Caldelas, numa extensão de aproximadamente 800 metros.

Este percurso de uma beleza paradisíaca empolgante e que apela aos cinco sentidos, é composto por um percurso pedonal de inclinações suaves junto às águas cristalinas do Rio Alvito; é ainda composto por um parque de lazer destinado ao convívio intergeracional, dotado de váriosequipamentos que convidam à prática do turismo natureza, potenciando assim o termalismo, tão característico desta terra. Ao longo deste percurso pedestre é possível observar a existência de 8 moinhos movidos a água, com dezenas de anos de existência, totalmente recuperados.

IMG_5267.jpg

Estes moinhos, de uma beleza inigualável, traduzem o trabalho árduo das famílias de Caldelas na moagem do milho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Capela São Pedro FinsCapela Sao Pedro 2

Reedificada em 1869, constituí um marco divisório entre as freguesias de Caldelas e Caires. Devido à sua posição desabrigada no cume do monte, a capela sofria grandes estragos com o rigor dos ventos e das invernias que lhe arrancavam as telhas, deterioravam as paredes e despedaçavam as portas, expondo-a à profanação dos pastores que a transformavam, por vezes, em abrigos dos rebanhos. Foi por isso que, em 1950, os párocos de Caldelas e Caires tomaram a iniciativa de cobrir a capela com uma placa de cimento e de a fechar com portas revestidas. Estas obras tornaram a capela mais pesada e fria, mas defendem-na eficazmente. A festa popular de S. Pedro Fins celebra-se no 1º Domingo de Agosto.

 

Capela Santo Ovídio

Capela St Ovidio

Enquadrada numa zona rural, isolada, num local ermo e montanhoso, rodeada de pinhal. Envolvendo a capela, adro calcetado, com a estrutura de um coreto junto à fachada posterior. Contém uma inscrição gravada no entablamento do portal principal, com os sulcos pintados de preto, sem moldura nem decoração, em granito e tipo de letra capital quadrada, onde se pode ler: “S.TO OVÍDIO”. Outra inscrição gravada na pedra de armas do portal principal, com os sulcos pintados de preto, o escudo é moldurado por paquife e encimado por águia sobre bola, em granito e tipo de letra capital quadrada, onde se lê: “JOZÉ ALVES DE AZEVEDO SARGENTO MOR NA COMARCA DAS MINAS DO RIO DAS MORTES CAVALEIRO PROFESSO NA ORDEM DE CRISTO NATURAL DA CIDADE DE BRAGA MANDOU FAZER ESTA CAPELA NO ANO DE 1739”. Contém ainda outra inscrição relevada em dois painéis no frontal do altar-mor, dourada, moldura recta, em madeira e tipo de letra capital quadrada, com a inscrição: “SANCTIE OVIDI / ORA PRONOBIS”. Tradução: “Santo Ovídio orai por nós”.

A capela terá sido feita exactamente segundo os preceitos do encomendador, residente no Brasil. A fachada principal apresenta escudo com inscrição feita pelo próprio encomendador da capela. O interior revela excelente qualidade arquitectónica. A capela-mor é da mesma dimensão dos restantes corpos semi-circulares e o retábulo-mor envolve toda a capela, revestindo-a totalmente e tomando a forma dela.

Festa em Honra de Santo Ovídio no 1º Domingo de Junho.

Latitude: N 41.66690º

Longitude: W 8.35929º

 Capela Senhor da Saúde

Capela sr saudeCapela urbana, isolada, à entrada da povoação de Caldelas, à face da rua principal que conduz às Termas de Caldelas. É rodeada por canteiros ajardinados e por estreito passeio em laje de granito, possuindo frondeiro pequeno largo onde se encontram esplanadas dos cafés, e lateralmente, entre a capela e a rua, espaços ajardinados.

Arquitectura religiosa, neoclássica e revivalista. Capela de planta rectangular simples com nave única. Fachadas simples com vãos em arco quebrado, de gosto neogótico, possivelmente resultante da remodelação do início do séc. 20. Interior com cobertura em abóbada de berço pintada com retábulo-mor neoclássico, com decoração fitomórfica, urnas e flores.

A capela tem inscrição comemorativa alusiva à remodelação da capela, gravada em cartela recortada na fachada lateral sul, com os sulcos pintados de preto, sem moldura nem decoração, em granito, onde se pode ler: ANO DE 1906. A inscrição comemorativa alusiva à construção da capela está gravada na fachada posterior, com os sulcos pintados de preto; sem moldura, com decoração inferiormente, com a inscrição: CAPELA DO S DA SAÚDE ANO 1819.

Latitude: N 41.66778º

Longitude: W 8.37637º

 

Cruzeiro da Independência0001

Em 1940, Portugal festejou o seu oitavo centenário. Foi um ano inteiro de festa com comemorações patrióticas em todo o País. Ergueram-se então de norte a sul, em cidades, vilas e aldeias, para solenizar o acontecimento, Cruzeiros da Independência e Caldelas também quis erguer o seu no topo da avenida.

O Cruzeiro da Independência em Caldelas é um monumento gracioso, delicado e instrutivo, em estilo manuelino e primorosamente executado em granito da região sob a orientação e vigilância do Padre João Martins de Freitas, autor do projecto.

Latitude: N 41.66878º

Longitude: W 8.36826º

 

Igreja Matriz

Reedificada em 1749, graças à magnanimidade de D. João V e à generosidade de dois beneméritos locais.

Foi, decerto, para agradecer e perpetuar a magnanimidade real que a reedificação se integrou perfeitamente no estilo joanino.

igreja caldelasNa capela-mor evidencia-se a tribuna majestosa e atraente, onde avulta uma grande cruz, sustentando a imagem de Cristo morto, em tamanho natural e talhada com uma perfeição invulgar que esmiúça a anatomia humana até ao mais pequeno pormenor e espelha o reflexo da divindade, inspirando toda a pureza sentimental da Fé cristã e dignificando a escultura religiosa do século XVII.

A seguir ao arco cruzeiro, de cada lado da nave, há dois altares com evidentes características joaninas: magnificência ornamental que resulta das formas curvilíneas, dos medalhões e do uso da concha.

Debaixo do coro e no canto esquerdo assenta a pia baptismal de granito cor-de-rosa e forma oitavada, sob um arco decorado com um painel de azulejos que evoca o episódio solene do baptismo de Jesus no rio Jordão.

No frontispício joanino da igreja, sobre a porta principal voltada para o ocidente, em nicho altaneiro, de pé e exposto ao sol, à chuva e a todas as intempéries, enquadra-se um Santiago de pedra a definir e proclamar o seu título patronal.

Encostada ao lado direito da igreja e a substituir o campanário primitivo, ergue-se uma torre construída em 1857, com uma cúpula em forma de bolbo e um carrilhão sinfónico, entre os quais está o chamado «sino grade», cujas badaladas se repercutem nas encostas e enchem o vale com efusões de alegria quando tocam a festa e com suspiros de angustia quando dobram a finados.

Latitude: N 41.66866º

Longitude: W 8.37619º

 

Ponte de Rodas

ponte de rodasA Ponte de Rodas situa-se sobre o fantástico Rio Homem na estrada que liga Caldelas a Vila Verde.

Esta ponte faria parte da via que ligava Braga a Ponte da Barca, apresentando uma construção medieval, embora seja popularmente apelidada de “Romana”, dada a sua antiguidade e os muitos vestígios de ocupação Romana neste território.

A Ponte é caracterizada pelos seus três arcos, o central de maiores dimensões que os laterais, deparados por quebra-rios triangulares.

Apresenta ainda um tabuleiro plano e guardas de granito.

Latitude: N 41.67274º

Longitude: W 8.38284º

 

Visite também:

  • Praia Fluvial do Penedo;
  • Parque Merendas Barreiro;
  • Complexo Desportivo das Cachadinhas