Figuras ilustres

Chefe António Silva

Chefe Silva 280x300 2O mais conhecido de todos os cozinheiros portugueses, natural de Caldelas, é por direito próprio um dos filhos ilustres da terra, pela qual nutriu e demonstrou, nos mais diversos fóruns onde participou, um amor abnegado.

Ao longo da sua ilustre carreira, António Silva foi autor e apresentador de programas de televisão, editou vários livros de cozinha e doçaria e participou, na qualidade de júri, em vários concursos de culinária a nível nacional e internacional. Foi também director técnico da revista TeleCulinária durante três décadas e meia, desde o início da sua publicação, em 1976.

Foi um dos fundadores da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros de Portugal, organismo ao qual presidiu, monitor na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e é membro de várias confrarias gastronómicas. 

António Silva foi já galardoado com vários prémios de entidades oficiais e particulares dos quais se destaca a Medalha de Mérito Turístico (Prata) por serviços prestados ao Turismo Português.

Verão Total (RTP): O Chefe Silva de Caldelas

 

Padre João Martins de Freitassao juliao 3

Há dois lados fundamentais na figura de João Martins de Freitas: era um homem de Caldelas e viveu para Caldelas. Foi um homem bom, muito aberto ao seu mundo que foi não só o Pastor do seu Povo, como também um autodidacta artista, arquitecto e arqueólogo e um verdadeiro visionário.

O facto de nunca ter saído de Caldelas e de ter muito gosto pela História levou-o a procurar o porquê de fenómenos que o rodeavam. Foi por isso que, por conta própria, fez escavações na década de 30 do século XX no Monte de S. Julião (Citânia castreja de São Julião, Ponte São Vicente, Vila Verde), onde encontrou vários objectos arqueológicos, que expôs na sua sala de visitas e que acabou por doar ao museu Pio XII de Braga, por temer pela sao juliao 1sua perda ou destruição após a sua morte. 

Ainda hoje, os seus trabalhos arquelógicos na zona são referidos em literatura da área.

Foi ele que idealizou a estrutura urbana do centro de Caldelas: a Avenida e o Cruzeiro. Idealizou ainda uma via estruturante muito semelhante à actual Variante à Vila (partiria da ponte da Torre, não como acontece hoje), que não conseguiu concretizar, por diversos motivos. A Variante à Vila só veria a ser concretizada no início do Século XXI.

Como Pároco não é era um teólogo, mas era um crente, um amigo do seu Povo, para o qual viveu. Dava-se sem medida, partilhava os sofrimentos de todos e, com a sua maneira de ser, educava. Era fraco para com os pobres, mas duro para com os fortes. Um homem destes, num meio culturalmente pobre, sofreu muito por os ricos, ignorantes e poderosos, que não aceitavam as suas iniciativas e ideias, por vezes revolucionárias para a época.